terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Fim de Bandeira.

Estudantes cansados, mal-dormidos, mas satisfeitos.

Em palavras seria dificil descrever como foi o projeto, seja em qual âmbito ele se cumpre: nos atendimentos em diversos locais, nas palestras, na relação com estudantes de diversas áreas e com os colegas maranhenses, e principalmente na relação com a população. São quase 300 estudantes e milhares de penalvenses atendidos. Não deixa de ser uma grande invasão acadêmica na cidade, a chegada de indivíduos providos de conhecimento científico se relacionando com pessoas simples, possuidoras da sabedoria popular na qual estão inseridas desde o nascimento. Este encontro de diferentes culturas pôde ocasionar benefícios e prejuízos entre as partes.

Todos têm muitas histórias para contar. É fato que os responsáveis pelo blog, sozinhos, não conseguem dar conta de toda a vivência que aconteceu por aqui. Por hora, fiquemos com alguns aspectos: o calor, a carência da cidade, a beleza natural da região da baixada maranhense (sobretudo para os estudantes que se locomoveram para os povoados de Jacaré, Caminho Novo, São Brás, etc), a fauna da cidade (urubus, porcos, aves e bois andando pela cidade, além dos búfalos e jumentos na zona rural), os mototaxis, o guaraná Jesus, enfim, são ainda palavras.

Amanhã bem cedo retornamos para São Luiz e, ao que tudo indica, a volta para São Paulo será na mesma noite. A todos, fica o sentimento de despedida, de grandes experiências vividas, de trabalho minimamente cumprido e de um futuro retorno à cidade, a fim de garantir a continuidade do projeto, tão importante para a Bandeira Científica.

Um comentário:

Otavio Ranzani disse...

Parabéns a Toda Comitiva Bandeirante!!! Acho que Penalva, as palavras e a mente agradece! O Natal dos "Penalvenses", acredito eu, será diferente este ano! Esperamos vocês por aqui. Beijos e Abraços, Otavio ( http://canelacafe.zip.net )