sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Conhecendo Jacaré..

Hoje vários bandeirantes deixaram a sede em Penalva rumo ao povoado de Jacaré. Com a chuva de ontem, a estrada não era das melhores e encontramos, inclusive, o ônibus que tinha ficado atolado na noite de ontem. A situação do ônibus era tão crítica, com as rodas dianteiras enterradas até a metade numa terra preta e fofa, que o pessoal da região disse que se ele não fosse rebocado hoje e se, além disso, chovesse ainda mais, o ônibus teria de ficar ali até o verão do ano que vem!
Mas no fim deu tudo certo e, no caminho de volta, ele já havia sido resgatado...

Além dos diversos atendimentos realizados pelas equipes de medicina, nutrição, fono, terapia ocupacional, fisioterapia etc, que lotaram o hospital do povoado de pacientes, a Poli e a equipe de comunicação também estavam presentes.

A Poli trabalhou com as escolas da região por meio de palestras educativas para as crianças e um grande levantamento das condições desses locais de ensino. Nas proximidades do Jacaré, existem diversos povoados menores com condições precárias. Apesar da falta de luz, da dificuldade de acesso - principalmente no "inverno" quando a região alaga- a população se vira muito bem.

Conhecemos escolas de taipa (pau-a-pique) e a Dona Marinalva que há 35 anos ensina as primeiras contas e palavras para as crianças de sua vizinhança. Conhecer pessoas da região e suas histórias de vida é um dos trabalhos da equipe da ECA. Elas inspiram futuras reportagens e um documentário em pleno processo de produção.

Depois do almoço no hospital, tivemos de voltar para Penalva, pois o nosso motorista estava bem preocupado em atolar o carro na estrada com a chuva eminente. Mas deixamos uma parte de nossa equipe por lá para registrar outras peculiaridades do Jacaré. A chuva não veio, mas o caminho é longo, o ônibus pesado, e assim, eles ainda não chegaram à sede para o jantar com as novidades.

Esta noite tem festa no alojamento e o famoso social entre as galeras da USP, UFMA, UEMA e CESP. Ao som do forró maranhense, iremos trocar boas histórias e inspirações para o dia e o blogue de amanhã!

Nenhum comentário: