segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Expedição anterior

Em dezembro passado, um grupo de 128 estudantes e 40 profissionais de sete unidades da USP estiveram em Penalva, pequeno município de Maranhão, onde participaram da mais recente expedição do Projeto Bandeira Científica, liderada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Durante 10 dias, foram beneficiadas diretamente 7 mil pessoas com atendimentos de saúde, palestras educativas e oficinas, além da coleta de dados para elaboração de pesquisas científicas e relatórios técnicos.

A Bandeira Científica é um projeto acadêmico de extensão universitária que tem como objetivos principais desenvolver atividades educativas, científicas e assistenciais em comunidades carentes do interior do País. Além de acadêmicos e profissionais da FMUSP, a Bandeira Científica 2007 teve a participação das seguintes unidades da USP: Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), Faculdade de Odontologia (FOUSP), Instituto de Psicologia (IPUSP), Escola Politécnica (Poli), Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) e Escola de Comunicação e Artes (ECA). Outras três instituições de ensino do Estado do Maranhão também integraram a missão: a Universidade Federal do Maranhão, a Universidade Estadual do Maranhão e o Centro Educacional Santa Terezinha.

A cada ano, a Bandeira Científica vem buscando atuar de forma a garantir o desenvolvimento de saúde da região visitada, que inclui não apenas a abordagem das doenças, mas também os aspectos ambientais e sociais a elas relacionados. Em Penalva, município habitado por 32 mil pessoas, das quais 13 mil concentrados na área urbana, a infra-estrutura de saneamento básico é praticamente inexistente. O atendimento da Bandeira Científica abrangeu as áreas de Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Odontologia. Foi feito um diagnóstico das condições de saúde da população e da infra-estrutura de saúde do município, sendo que os dados gerados foram entregues à prefeitura do município.

A Bandeira Científica tem a supervisão do Prof. Dr. Paulo Hilário do Nascimento Saldiva e a coordenação do Dr. Luiz Fernando Ferraz da Silva, e conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas incluindo o Hospital das Clínicas da FMUSP, a Força Aérea Brasileira, a Sanofi-Aventis e a FURP, entre outras

Nenhum comentário: